WhatsApp
Oficina
Mecânica

Blog

O que é a CNH de graça e como tirar esse documento?

Disponível em alguns estados brasileiros mediante condições específicas, existe um projeto para a aquisição da CNH gratuitamente. Então se você está pensando em tirar a sua carteira de habilitação e quer saber mais sobre esse projeto para entender se pode se cadastrar, continue lendo esse texto!

A CNH é uma conquista que muitas pessoas almejam, já que é a única forma de poder dirigir um veículo automotivo. No entanto, muitas pessoas se queixam do valor para tirar a carteira de motorista, já que o preço não é tabelado, dependendo principalmente da medida aplicada por cada um dos CFCs (Centro de Formação de Condutores).

De toda forma, é importante saber que existe uma maneira em que uma pessoa pode tirar a primeira CNH ou fazer a renovação de forma totalmente gratuita. Para ter acesso ao benefício, é importante atender a alguns critérios.

Se você quer saber tudo sobre esse tema antes de dar início ao processo para tirar a sua carta de motorista – como também é chamada –, nós vamos explicar todos os pontos importantes para você ficar de olho neste texto! Boa leitura.

O que é a CNH de graça?

Possível por meio do Programa Habilitação Social, criado em 2011 pelo Governo Federal, a CNH gratuita é uma forma que pessoas de baixa renda consigam tirar, ou renovar, esse documento sem precisar pagar por isso.

Logo, ela é a melhor forma para quem quer, ou precisa, dirigir e não tem recursos para investir nesse processo, que varia entre R$1.200 e R$2.000 ou mais, dependendo das normas de cada auto escola.

Mas é importante ter em mente que, para que o processo seja efetivado, é necessário cumprir alguns requisitos que vamos explicar melhor mais para frente nesse conteúdo.

Para quem se pergunta quanto tempo leva para tirar CNH grátis, o período máximo que você possui para concluir o processo é o mesmo de quando você faz com uma auto escola: 12 meses a partir da data em que você fez o exame médico e psicotécnico, antes de começar as aulas teóricas no CFC.

Carro 🚗 e Moto 🏍️: não importa se você quer tirar a CNH de carro ou a CNH de moto, é totalmente possível tirar para ambas as modalidades por meio desse projeto.

Em quais estados ele está disponível?

Além dos requisitos, uma coisa que você deve analisar é que a CNH social é uma medida que precisa ser adotada pelo estado para poder participar. De toda maneira, atualmente 12 estados e o Distrito Federal oferecem essa modalidade anualmente, sendo eles: Acre, Alagoas (apenas em Maceió), Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Mas para ter total certeza se o local em que você reside possui esse programa ativo, basta acessar o site do Detran e verificar se você pode se inscrever ou não.

Quais os requisitos para tirar a carteira dessa maneira?

Após entender o que é CNH social, a dúvida que fica diz respeito aos requisitos para fazer a sua inscrição na CNH grátis. E eles são os seguintes:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter uma renda mensal familiar de até 2 salários mínimos;
  • Ser beneficiário de algum programa social;
  • Ser estudante da rede pública e ter um bom desempenho nos estudos;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Ser inscrito no Cadastro Único da Caixa.
  • Por fim, é importante mencionar que esses são os estágios mais comuns, mas cada estado possui uma regra própria. Então, o melhor a se fazer é conferir direto no site do
  • Detran do seu estado e saber se existem outras condições extras.

Mas dentre as possibilidades, existem três que podem surgir, que são para pessoas que trabalham no campo, portadores de deficiência e pessoas que desejam trabalhar dirigindo, mas não possuem condições de pagar pelo processo da Carteira Nacional de Habilitação.

Como solicitar a CNH gratuita?

Para fechar, o último ponto a se analisar é a resposta para quem se pergunta como se inscrever na CNH social. Aqui, a primeira coisa que você deve fazer é entrar no site do Detran do seu estado – desde que esteja disponível na sua região – e preencher um formulário com todos os dados pessoais solicitados pelo órgão.

Feito isso, basta enviar as cópias dos documentos que serão solicitados pelo Detran – CPF, RG, comprovante de residência, certidão de nascimento daqueles que não possuem RG na família, carteira de trabalho do inscrito e das pessoas da família e histórico escolar do inscrito, caso seja estudante.

Após o envio de tudo, será feita uma análise pelo Detran e, caso aprovado, o resultado aparecerá no site em que foi feito o cadastro, além de você receber também a informação via telefone ou e-mail. Assim o processo inicial da sua CNH social grátis chega ao fim e você pode fazer os exames para começar as aulas e tirar a sua carteira.

Fonte: Pier Digital