Sempre que saímos de carro, é normal usarmos o cinto de segurança para nos proteger. Mas como levar pet no carro e ainda manter a viagem mais segura para todos?
Em algum momento, você levará seu animal de estimação para fazer uma viagem de carro. Mesmo que seja uma visita rápida ao veterinário. Mas como garantir que eles estejam seguros ao longo do caminho? Afinal, mantê-los seguros faz com que todos os outros passageiros também estejam seguros.
Além disso, muitas famílias não conseguem se imaginar tirando férias sem incluir seus pets. Sem contar que muitos cães e gatos amam viajar, mas pode ser muito estressante para todos, se você não se preparar de maneira adequada para essa jornada. Portanto, planejar-se com antecedência pode garantir que sua viagem seja segura e muito confortável.
Na sua próxima viagem, seja por prazer ou necessidade, algumas medidas deverão ser tomadas para adequar as necessidades do seu animalzinho até o destino final. Mas não se preocupe. Nós reunimos algumas recomendações essenciais para que seu passeio seja agradável e super divertido. Vamos lá?
Invista em um cinto de segurança para pets
No mercado, existem inúmeros tipos de cintos de segurança para cães e gatos. Se você é do tipo que só leva seu pet ao veterinário e faz passeios mais curtos dentro da cidade mesmo, optar por um modelo mais simples, porém, eficiente é o bastante para mantê-lo seguro durante o trajeto.
Mas se a intenção é levá-lo para todas as suas aventuras, um conjunto de arnês de peitoral com acabamento acolchoado é ideal para o seu animal de estimação. Basta comprar o produto adequado para o tamanho e peso do seu pet, para garantir máxima proteção e conforto do seu parceirinho.
Coloque seu pet em uma caixa de transporte
As caixas de transporte para pets são ideais para que seu cão ou seu gato possam ter uma viagem mais agradável e segura. Claro, a gente entende que fazê-los entrar na caixa transportadora é um grande desafio, mas com os estímulos reconfortantes, fica mais fácil.
Para escolher o melhor produto, aposte em um material impermeável para facilitar a limpeza quando chegar ao destino. Além disso, a caixa transportadora deve ser grande o bastante para o pet poder se esticar e mudar de posição tranquilamente ao longo da viagem.
Para aumentar a segurança do seu animalzinho, coloque a caixa no banco de trás, presa com cinto de segurança. Ele fica muito ansioso durante as viagens? Não se preocupe! Cubra o material com um cobertor e mantenha-o relaxado.
Use uma capa protetora para carros
Seu cão gosta de se movimentar e ficar assistindo enquanto você dirige? Então, a capa pet para bancos de carro é um item obrigatório para uma viagem mais segura para todos. Essa proteção também ajuda seu animalzinho a não ser jogado para frente em caso de acidente.
Vale destacar que usar esse acessório não descarta o uso do cinto de segurança ou da caixa transportadora. Esse é só mais um elemento para manter seu bichinho mais confortável e seguro. Para instalar, encaixe a capa nos apoios de cabeça traseiros e dianteiros e pronto.
Mantenha a temperatura adequada
A temperatura de cães e gatos é mais elevada, por conta da quantidade de pelos que eles têm. Além disso, com a agitação durante o passeio, eles podem sentir muito mais calor.
Então, para evitar que a temperatura corporal deles aumente, procure refrescar o automóvel antes de entrar com o pet. Manter as janelas abertas ou ligar o ar-condicionado também é uma ótima ideia. Por essa razão, manter o filtro de ar limpo é essencial para impedir alergias e outros problemas respiratórios.
Evite longas viagens em condições inadequadas
A não ser que esteja levando seu pet ao veterinário, algumas condições podem não ser favoráveis ao animalzinho. Especialmente, se ele ainda depende da amamentação, se a fêmea estiver grávida ou que tenha dado à luz há pelo menos 48 horas.
Toda viagem é um pouco estressante para todos os humanos. Imagina para esses bichinhos, não é mesmo? Então, manter o bem-estar deles é essencial. Nesses casos, pode optar por um hotelzinho ou simplesmente adiar a viagem para que todos possam se divertir em outro momento.
Agora que você já entende como viajar de carro com seu animal de estimação, fica mais fácil planejar seu próximo passeio com mais tranquilidade, não acha? Dessa forma, você pode seguir sua jornada com seu amigo de quatro patas com segurança e muito conforto.
Você curtiu este post? Lembrou-se de outras dicas de como levar pet no carro com mais segurança? Então deixe um comentário e compartilhe, com a gente e nossos demais leitores, suas ideias sobre o assunto e ajude outros tutores a garantir o bem-estar dos seus bichinhos!